domingo, 3 de maio de 2009

O livro (parte 8)



Jonas sai às pressas de casa. Quer chegar no trabalho no horário certo pra causar uma boa impressão. Pois aos seus longos 5 anos de trabalho ele nunca havia faltado um dia sequer e abriu uma exceção na sexta-feira quando por fim a sua vida começou a virar de cabeça para baixo.
Jonas é um bom funcionário. Sempre atento, prestativo, dedicado e interessado até mesmo nas áreas que não são as dele.

(...)

Depois de um dia inteiro de trabalho, Jonas vai à faculdade. Ele está com uma aparência cansada. Parece não ter dormido bem o suficiente para deixá-lo disposto o dia todo. Cumprimenta os colegas, vai à mesa e justifica sua ausência para o professor. Une-se a alguns colegas para fazer um exercício em equipe. Sofia, amiga de Jonas é uma dentre os colegas da equipe. Ela não está convencida de que Jonas esteja bem. Ele parece estar em um lugar bem distante...


- Jonas, você está bem? ...

- Por que?

- Você não consegue ler uma pergunta nem responder a nada.

- Desculpa, vou me concentrar, gente.

- Já acabamos Jonas. Sem problemas... Afinal acho que alguém aqui deve estar com um problemão não é!?

- Sim. Estou sim!

Letícia, a menina mais tímida, mais introvertida e mais bonita da turma, coloca seu material na bolsa e sai rapidamente assim que dá a hora do intervalo.

- Você viu, Sofia? A menina vôou. Sempre que ela está perto de mim, ela age assim. Parece ter medo de mim. Eu nunca fiz nada. Nunca sequer falei nada além de "oi" e "tchau".

- Relaxa Jonas, é o jeito dela!

- Vou lá falar com ela. Se for medo, ela vai ter que perder esse medo hoje.

Lá vai o homem robusto e questionador cercar a senhorita tímida e "medrosa". Ela está sentada tomando um copo de suco. Ele se aproxima. Ela não está vendo Jonas.

- Oi menina!

Letícia olha para ele, assustada! Fica alguns segundos parada só olhando para ele. Ele então insiste:

- Oi Letícia.

- Han, oi...

- Tudo bem?

- Sim.

- Mesmo?
- Sim.
- Posso sentar?

- Ah, desculpa. Que falta de educação a minha! Senta, fica à vontade.

- Haha. Você está nervosa, você sempre fica nervosa quando está perto de mim... eu já percebi.

- Percebeu?

- Sim, percebi. Eu só não entendo porque isso acontece. Eu sei que você é tímida, mas tem vezes que você foge de mim, me evita... Você não gosta de mim, é isso?

- Como posso não gostar de você? Han... Quase não nos falamos.

- Gosta ou não de mim? Eu só quero entender, saber o motivo de isso acontecer somente quando está perto de mim.

- Sim, eu gosto de você. ( Fala ela com um tom baixo e olhando para baixo)

- Por que está vermelha? Se gosta de mim porque você sempre foge?

- Fico assim quase sempre. Fujo porque gosto de você.

- Você foge porque gosta? Não deveria ser o contrário?

- Sim. Ah, não sei...

- Por que faz isso? Eu não mordo!! Não precisa fugir de mim. A vida é engraçada! De repente eu estou aqui conversando com você, alguém que foge de quem gosta, enquanto eu estou tentando encontrar alguém que eu gosto. Se eu encontrasse essa pessoa, eu certamente não fugiria.

- Quem você procura?

- Ah, história longa... Uma história bem absurda que está me deixando louco.

- Se quiser conversar...

Jonas sabe que precisa desabafar com alguém. Sabe também que se sentirá mais confortável se falar pra alguém que ele tenha pouca intimidade ou nenhuma. É como se ele buscasse algo novo, reações novas... Pois já lhe bastou a reação de seu amigo o zombando, dizendo que ele estava louco por querer alguém que não existe.
- Sabe Letícia, eu até quero...na verdade, preciso.

- Posso ficar um pouco mais depois da aula, já que você disse que é uma história longa...

-Foi bom vir aqui falar com você. Agora tenho uma outra impressão. Você é legal! Nos encontramos na saída então.

(...)

Se encontram no portão.

- Então Letícia...disposta a ouvir um homem chato farfalhar o resto da noite?

- Haha, sim! Sou ótima ouvinte.

- Para onde vamos então? Sugira um lugar.

- A sua casa.

- Minha casa?

- Você pediu que eu sugerisse. A instituição vai fechar, não tem nada aberto aqui perto... Você mora perto daqui. Na sua casa me sentirei segura. Depois chamo um taxi.

- Ok, vamos à minha casa então...mas vou te falando sobre o que aconteceu no caminho...

Falou resumidamente toda a história para Letícia sem que ela falasse algo sequer. De certo, ela é mesmo boa ouvinte.
Chegam por fim, na casa de Jonas. Decidem ficar na varanda pois o clima lá fora está ótimo...vento, folhas...E então eles continuam a conversar.
- Você deve estar achando tudo isso uma loucura não é, Letícia?

- Não, achei interessante. Me fala como ela era no sonho...

-Linda!!! Ela era linda! O sorriso era o que mais me encantava... puro, terno, sincero, espontâneo...

- Você não imagina quem deixou o livro na sua porta?

- Todos os dias me faço a mesma pergunta: " Quem deixou este livro na minha porta?" Isso martela minha cabeça de tal forma que jamais você entenderia.

- Achei fantástico você sonhar a história que o livro relata. Mas sinceramente acho inútil você querer encontrar alguém que existiu apenas no seu sonho.

- É, eu sei disso. Me sinto um bobo por querer esse sonho pra mim.

- Você não é bobo. Você é um homem apaixonado. Apaixonado pelo irreal, mas é um homem apaixonado. E estar apaixonado não é uma bobagem... Estar apaixonado é sentir no peito uma dor tão forte causada pela ausência de quem gostamos, que até esquecemos dela quando pensamos em estar juntos. Estar apaixonado é dar bom dia todos os dias a quem gostamos por mais que a pessoa não esteja conosco. Estar apaixonado é entender, desejar... Estar apaixonado é ser capaz de fugir por gostar muito de alguém que não gosta de você...

Alguns minutos calados, apenas se olhando... Jonas está surpreso. Ela gosta dele e ele nunca percebeu isso. Tem dúvida de como agir, não sabe o que falar...e ao vê-la tentando se explicar... ele então tenta falar.

- Letícia...

- Eu gosto de você. Sempre gostei de você... Nossa, eu nunca soube expressar isso! Mas eu sempre te admirei, eu esquecia do mundo lá fora quando te olhava... Mas eu nunca fui muito boa com essas coisas do coração...

- Letícia... Não precisa falar...

- Fiquei tanto tempo calada. Tive medo, tanto medo... Fiquei insegura. É uma mistura de tanta coisa. Você nunca me olhava, era como se eu e um lápis fôssemos a mesma coisa. Quando li esse livro, achei a história linda. Quis fazer algo, não sabia o que. Quis você comigo, mas eu não podia...

- Letícia, calma! Olha pra mim, não fica nervosa...não atropela as palavras. Me fala, de que livro você está falando? Você também leu o mesmo livro que foi deixado à minha porta, é isso?

- Fui eu.

- Você o quê?

- Que deixei o livro na sua porta. Mas eu jamais imaginei que fosse acontecer isso tudo... eu queria que você soubesse que eu gostava de você, só isso.

Letícia fica sem jeito. Esse não é o momento em que ela desejava contar tudo ao Jonas. Mas agora é tarde, não tem volta. Ela precisava revelar tudo que esconde.

- Meu Deus! Você? E como vou saber que você está falando a verdade? Letícia, eu quase enlouqueci por causa deste livro. Você não faz idéia do que aconteceu comigo!

- Desculpa, eu só queria que soubesse que existe alguém que gosta de você. Nunca vi você com ninguém. Tive esperanças... Mas também sei que eu não sou o tipo de mulher que você gosta, admira, deseja... Han, melhor eu ir embora!

- Não. Não vai agora por favor. Quis muito saber quem deixou este livro. Você nunca sequer parou para conversar comigo. Quando você iria me dizer isso? Nunca? Estou perdido Letícia, não sei o que pensar...

- Eu ia contar sim! Eu sabia que uma hora eu teria que ter coragem e contar que fui eu que dei o livro de presente a você. E você não ficou assim, aflito, perdido por causa do livro e sim por causa do sonho. O sonho que mexeu com você.

Letícia abre sua bolsa e tira um papel.

- Quase enlouqueci por tudo. Quando li o livro, eu revivi todo o meu sonho. Talvez se eu tivesse apenas sonhado, fosse apenas um sonho que passasse. Mas não. Ao ler o livro eu desejei tudo novamente. Isso me tirou do chão... O que é isso na sua mão?

- É a prova de que estou falando a verdade. Esta é a página do livro. Aqui está.

- Espera... Estou muito confuso! O que vai acontecer agora? Devo esquecer? Deixar passar? Você não é a menina do sonho, Letícia... você não é ela.

- Não, não sou e nunca serei, homem robusto e questionador ! Eu sempre soube que eu não era quem você procurava.

- Por que "homem robusto e questionador"?
- Porque acho você um homem robusto e questionador...

- Desculpe Letícia.

Jonas levanta-se. Fica sem ação. Não consegue sequer olhá-la nos olhos. Ele não quer magoá-la de fato, mas ele sabe que nada daquilo seria possível. Ela realmente não é quem ele procura.

- Não precisa se desculpar... eu já sabia.

- O que quer dizer o bilhete? O bilhete falando do encontro...

- Nosso livro, nosso lugar... Nosso livro, porque agora ele é seu e já foi meu também. E você me encontraria sempre no nosso lugar, mesmo que de uma forma distorcida, mas encontraria. Afinal estudamos juntos.

- Entendi. Você me surpreendeu, sabia!? Muito! Nunca vivi algo parecido. Obrigado por me fazer sonhar. E você é linda! É uma jovem linda! Nunca havia percebido que seus olhos são claros...

- Assim como nunca percebeu que toda vez que eu fugia... era por vontade de estar mais perto. Bem, estou indo, mas antes quero te dizer uma coisa: " Ficam aqui as palavras, as noites de frio e os dias de amor. Ficam aqui meus olhares por ti embriagados de tal pureza e clamor. Ficam aqui nossos sonhos que não passam de sonhos. Fica aqui o único beijo que roubo de ti, eu suponho. Ficam as vozes que falam de coisas indefinidas, ou não. Ficam aqui as lembranças de um encontro com a solidão. Fica também a saudade de um futuro que pode não existir. Fica também a vontade de abraçar o presente pra não fugir. Fica aqui um sorriso incompleto repleto de amor e dor. Ficam aqui meus mistérios por não saber quem sou. Ficam aqui as palavras, os dias de amor e as noites de frio. Fica aqui uma parte de mim, em especial uma parte do livro"

Letícia imprevisivelmente se aproxima de Jonas e o beija. Afasta-se, coloca o papel em sua mão, beija seu rosto demoradamente, diz "adeus" sussurrando ao seu ouvido e pede pra que ele não fale mais nada e então se vai.

Jonas senta-se novamente. Num semblante desesperador ele nada diz, sequer a olha partir...


(...)continua

10 comentários:

  1. Uf! até que em fim descobimos quem a quem pertencia o livro!!! Agora ele tem que ir até ela e dizer que ela é e sempre foi o que ele procurava...

    ResponderExcluir
  2. Haha...está torcendo pra isso?
    Quer que ele volte atrás, a procure e diga que ela é quem ele sempre procurou?
    Eu queria que ela sumisse da faculdade pra ele sentir a falta dela, sofresse e daí perceber que ela poderia o fazer feliz e não a menina do sonho.
    Afinal de contas...ela é apaixonada por ele, e foi ela quem deu o livro. Acho q eles deveriam ter uma ligação maior, bom minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. essa leticia é uma safadinha isso sim, atracou o cara e se mandou so pra deixar ele na vontade
    se fosse eu tinha levado ela pro quarto e tinha dado uns tratos nela

    (brincandoooooooooooooooooooooooooooooooo)

    ta lindo

    ResponderExcluir
  4. nao axo q ele tem q procurar leticia
    axo q ele deveria fazer a mesma coisa q leticia fez com ele, colo car o livro na porta da moça da janela
    acho q a moça ia ficar curiosa pra saber quem era e qdo soubesse ia querer ficar com jonas

    ia ser LEGAL

    já pensou????????????
    nossa, eles iam se beijar perdidamente e nunca mais iam se separar

    ResponderExcluir
  5. gentem a moça da janela é a autora do livro, eu tenho certeza
    vocês viajam
    ele vai descobrir quem é a autora do livro e vai ficar sozinho sem ninguém
    =)

    ResponderExcluir
  6. poxa pessoal vamos combinar que a leticia já fez o pobre sofrer bastante!!
    Acho que ele tinha que procurar ela voces imaginam a quanto tempo ela pode gostar dele em segredo?!? ela tbm já deve ter sofrido bastante, noites pensando nele sem poder está perto. Então colocou o livro na porta dele pra ter um motivo pra falar com ele! (minha opinião)

    ResponderExcluir
  7. leticia é mto timida pro jonas
    embora amavel
    mas acho q se fosse pra jonas ficar com ela, eles teriam ficado qdo estiveram juntos

    ;)

    ResponderExcluir
  8. parte 9 já!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir